Chamada carinhosamente pelos paraenses como irmã do açaí, a bacaba é deliciosa e em grande parte consumida como o fruto
De caroço pequeno, redonda e com massa branca amarelada, a bacaba é um fruto semelhante ao açaí e tem a casca roxa escura. Além de ser tomada sozinha, ou acompanhada da farinha d´água ou de tapioca, a bacaba também é utilizada em vários tipos de receitas.
Assim como o açaí, para consumo, a bacaba fica em repouso na água quente, passa pelo processo de branqueamento e é batida da mesma forma que o fruto, seja em maquinário ou de forma manual - o manual é usando uma garrafa de plástico cheia de água para amassar os caroços até que esses soltem as massas.
A palmeira do Oenocarpus Bacaba Mart, nome científico da bacaba, cresce até 20 metros de altura e tem seus cachos com muitos caroços. Quando batido, o fruto fica na cor parda e é rico em vitaminas.
Também conhecida como bacaba-de-leque, bacaba-verdadeira, bacabi, bacaba-açu e bacabinha, seus frutos amadurecem no inverno amazônico, de dezembro a abril, e são deliciosos. O fruto também produz um óleo comestivo que equivale a 25% da massa e é muito usado para uso gastronômico. Veja baixo uma receita com uso da bacaba:
CREME DE BACABA*
Ingredientes
½ Polpa de bacaba
1 lata de Leite condensado
Emustab
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e bata em uma batedeira ou liquidificador. Em seguida, coloque em uma tigela e leve para a geladeira por uns 25 minutos. Está pronto. É só servir.
*Receita de Fabrícia Dackonic.