Coluna de hoje
Pouco se sabe sobre a origem da mujica mas pode ser associada ao caribé, por causa do sabor, ingredientes e praticidade. Além de saborosa, a mujica é um prato que pode ser servido como entradinha acompanhado de torradas ou mesmo principal.
A mujica é um caldo preparado com água quente, ervas da Amazônia: Chicória, alfavaca, coentro, pimentinha, sobras de peixe, caranguejo e camarões salgados. Geralmente, faz-se com sobras dos preparos, exatamente por isso a praticidade, pois é uma iguaria de reaproveitamento de alimentos, engrossada com farinha d'água fina.
Esse caldinho tipicamente paraense é consumido especialmente por ribeirinhos no período do inverno amazônico para espantar o friozinho indesejado e indícios de gripe e reumatismo. Servido também em caso de febre para "fazer o caboco soar" como se diz por essas bandas.
Uma lenda que envolve o consumo da mujica seria o consumo por grávidas e mães "recém paridas" assim o bebê seria bem servido de leite materno. Caldos encorpados aumentariam a produção e a qualidade do alimento ao bebê em fase de amamentação.
Importante saber que para o caldo ser denominado de mujica, o mesmo deve manter os seus ingredientes amazônicos, adicionando qualquer proteína ou ingrediente que fuja dessa regra passa a ser uma sopa tradicional como as servidas em outras regiões, perdendo a origem cabocla.
A mujica é um caldo delicioso, nutritivo, prático e pode também ser bonito, basta acrescentar na apresentação uma generosa porção de camarões.
A seguir a receita da nossa mujica. Bom Apetite!
INGREDIENTES:
1 litro de água quente
Sal à gosto
1 xícara de farinha
Cheiro verde, pimentinha, alfavaca e chicória a gosto
2 dentes de alho
1 cebola picada
Sobras de peixe sem espinhas, camarão ou caranguejo.
MODO DE FAZER:
Misture todos os ingredientes na água já quente e deixe cozinhar por 5 minutos, acrescente a farinha e mexa até engrossar. Por fim, acrescente o peixe, caranguejo ou camarão. Mexa por 2 minutos e está pronto.