Chef do restaurante Aviú monta texturas em filhote com bacuri e açaí
Quando o assunto é a típica gastronomia paraense, o filhote - peixe de couro de água doce da região amazônica - ganha disparado na preferência dos consumidores. Queridinho dos chefs, o peixe vai bem de diversas maneiras: na famosa caldeirada, no tucupi, cozido, em moquecas, ao leite de coco ou grelhado. Por sua carne macia e suculenta, o filhote faz o maior sucesso.
Com tanto sabor e tempero, fica até difícil imaginar um novo jeito de fazer esse peixe. Porém, a chef Nathalie Furtado - proprietária do restaurante Aviú, no bairro do Reduto, em Belém - inovou e criou o “Filhote em crosta de aviú, musseline de bacuri e chips de açaí”. O prato, delicioso, representa um conceito, segundo a chef. "Criei pensando justamente no nome do restaurante. Tínhamos que ter um prato que imprimisse o conceito da casa: a gastronomia de fusão. E nada mais paraense do que o nosso rei das águas amazônicas, o nosso bacuri e o açaí. A partir dos ingredientes, eu fui montando as texturas. Com inspirações em pratos tradicionais daqui, consegui inserir os ingredientes que eu queria", explicou Nathalie.
Todo bom prato precisa de textura e isso o filhote em crosta de aviú tem de sobra. "Gosto de brincar com texturas e sabores. Imaginar que você pode comer algo que confunda o seu cérebro e seu paladar me fascina", contou Nathalie.
Sendo o carro-chefe do restaurante, esse prato desperta a curiosidade de clientes locais e turistas. Segundo Nathalie, quem prova essa deliciosa criação se surpreende. "A grande brincadeira do prato é você olhar, sentir o aroma e pensar que vai comer algo extremamente doce - até porque vem logo à mente o típico creme de bacuri -, mas a surpresa é que você consegue sentir o musseline mais puxado para o salgado. O agridoce é muito sutil. Eu amo esse prato!", destacou.
Perguntada sobre o processo criativo de seus pratos, a chef relata as experiências que carrega na bagagem. "Eu nunca soube explicar direito o que acontece na minha cabeça quando crio um prato. Acho que muito se dá pelas minhas memórias de sabores da infância, sabores de pratos que experimento quando viajo e a curiosidade de provar tudo que é diferente e exótico. Fui montando uma espécie de biblioteca de aromas e sabores na minha cabeça. Eu gosto muito do conceito de fusão e misturar nossos insumos regionais com pratos e técnicas da gastronomia internacional é o que mais gosto de fazer. Nossa Amazônia tem muitas riquezas. Por que não inseri-las em receitas clássicas e surpreender as pessoas?", observou.
Nathalie também destacou o novo buffet, Aviú do Parque, que está em fase de construção no Parque da Residência, em Belém. Por lá também haverá pratos deliciosos como o “Filhote ao molho de ervas amazônicas”. Vale a pena conferir o rico cardápio do restaurante Aviú. Nesse Dia das Mães, que tal surpreender o paladar de quem vive te surpreendendo?
Confira a receita
Ingredientes para o peixe
• 1 posta de filhotede 250g marinada a seu gosto;
• sal e pimenta;
• fio de azeite;
• 30g de aviú;
• fio de azeite de dendê;
Ingredientes para o musseline de bacuri
• 100g de polpa de bacuri fervida com um pouco de açúcar (para retirar a acidez e dar um pouquinho de doçura – é importante retirar a acidez para seu musseline ficar delicioso);
• 20g de manteiga;
• 50g de creme de leite;
• 50g de purê de batatas pronto e bem lisinho;
• sal a gosto;
Ingredientes para os chips de açaí
• 1 batata asterix (tem que ser essa, pois contém menos água);
• 200ml de açaí líquido;
• sal e pimenta a gosto;
• óleo para fritar;
Preparo
Misture o azeite de dendê no aviú e leve ao forno até secar e ficar cor de laranja. Reserve.
Marine o filhote e depois tempere-o a gosto com sal e pimenta.
Seque e grelhe o filhote em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite até o ponto que você deseja. Finalize como aviú por cima.
Em uma panela misture todos os ingredientes para a musseline freneticamente com uma espátula (de preferência de silicone) e acerte o sal e a pimenta do reino.
Corte a batata axterix em rodelas bem fininhas (com um mandolim é melhor) e deixe marinando no açaí temperado com sal por, no mínimo, 3 horas. Depois, seque e frite no óleo por imersão.
Em um belo prato, disponha o musseline ao lado da porta de filhote com aviú e, no centro, os chips de batata.
Vou fazer essa receita concerteza, já tou até com água na boca, Feliz dia das mães a todas.