De brigadeiros a marmitas: a história de superação e sabor de Durvalina
- Gastronomia Paraense
- há 24 horas
- 3 min de leitura

Aos 55 anos, Durvalina de Jesus Geraldo carrega não só a doçura em seus brigadeiros, mas também a força de uma trajetória marcada por superação, empreendedorismo e amor pela cozinha. Mãe de cinco filhos e avó de três netos, ela começou a trilhar seu caminho na gastronomia ainda adolescente, influenciada pela avó e pela tia, ambas cozinheiras. O nome da sua empresa, Paulina Brigaderia, é uma homenagem à sua mãe, que, assim como as outras mulheres da família, deixou ensinamentos valiosos.
A Paulina Brigaderia nasceu em 2020, durante um período delicado da vida de Durvalina. Na época, ela trabalhava como cuidadora de idosos, com carteira assinada, e enfrentava sérios problemas de saúde, como infarto e pressão alta. Foi então que decidiu apostar em um sonho antigo: empreender com doces. Começou vendendo para a família e nas ruas da sua cidade, após fazer cursos online de doces gourmet. Em 2022, profissionalizou-se com o curso de confeitaria do Instituto Gourmet e também concluiu formações técnicas em administração de empresas e recursos humanos.

Apaixonada por criar novos sabores, ela não abre mão da qualidade dos ingredientes e do cuidado no preparo. “Dou para a minha família provar e dar o feedback. O segredo do brigadeiro está nos ingredientes e no tempo de cozimento”, revela.

Empreender, segundo Durvalina, é um desafio constante. A variação de preços dos insumos e a queda nas vendas são obstáculos que ela aprendeu a driblar com criatividade. Em julho de 2023, diante da baixa nas vendas, surgiu a ideia de abrir o Restaurante Paulina, que hoje funciona de segunda a sábado, oferecendo almoço, marmitex e sobremesas. As encomendas de festas continuam sendo feitas na cozinha da sua casa, separadas do restaurante por questões de organização e segurança alimentar.

Localizado entre duas indústrias, uma transportadora e uma escola de ensino médio, o restaurante surgiu a partir da sugestão dos próprios clientes, que sentiam falta de um local para almoçar. “Nossa relação com os clientes é maravilhosa. Muitos viraram amigos e trazem suas famílias para comer com a gente”, conta Durvalina, que destaca o atendimento humanizado como diferencial do negócio.

Atualmente, ela conta com a ajuda dos filhos: a filha cuida do delivery e o filho é o motoboy. No entanto, o espaço do restaurante já se tornou pequeno para comportar tanto o restaurante quanto a brigaderia, e o próximo passo é ampliar o espaço e contratar funcionários.

Durvalina também participa de redes de apoio e formação como Embajadores Gourmet Sede Brasil, Empreendedores Vip e o Instituto Super Notáveis. Segundo ela, essas iniciativas transformaram sua visão sobre profissionalismo e reforçaram o cuidado com a comunidade.

De brigadeiros artesanais à criação de um restaurante completo, a história de Durvalina mostra que com fé, coragem e trabalho duro é possível transformar adversidades em grandes conquistas.


Parabéns minha chef linda,vc é um amor de pessoa e merece tudo isso e muito mais!
Minha querida amiga de infância sempre te admiro,pela sua coragem e muita determinação, você merece tudo isso e muito mais guerreira,me sinto orgulhosa por conhecer a sua história ❤️
Parabéns!! Que história maravilhosa!!
Parabéns! Nossa guerreira !
Maravilhosa que privilégio ter você no CRIE PARABÉNS