Adocicado, o biribá reúne vitaminas e muito sabor
De polpa doce, gelatinosa, branca e abundante, o biribá é uma fruta típica da região paraense que nasce bem em climas de 20 a 24 °C. De origem no ocidente da Amazônia e da Mata Atlântica Pluvial, o fruto é consumido in natura e em receitas como doces, cremes, sucos, sorvetes e outras.
Com muitas sementes, o biribá pesa em torno de 300 a 1.300 gramas, atinge de 10 a 14 cm de comprimento e tem aspecto escamoso. A casca do fruto é grossa e de coloração de verde a amarelo, com pigmentos pretos. O biribá pode ser consumido logo após a colheita, in natura, ou em uso de receitas.
A fruta amadurece de novembro a maio e é um sincarpo cônico, ou globoso, com epicarpo grosso de cor verde, que muda para amarelo quando maduro. A Annona-Rollina, nome científico do biribazeiro, atinge entre seis e dezoito metros de altura, ramificando-se desde a base, culminando numa copa estendida, e suas folhas têm entre 12 a 15 centímetros de comprimento.
Além de saboroso, o fruto também é usado com finalidade medicinal, suas folhas auxiliam no tratamento da osteoporose, e também fornece Zinco. Veja abaixo a receita que trouxemos para você:
Suco de biribá
Ingredientes
½ Litro de água
½ kg de polpa de biribá
8 colheres de leite condensado
Modo de preparo
Bata bem todos os ingredientes juntos no liquidificador até que fiquem homogêneos. Em seguida é só servir. Prontinho!!