top of page
Foto do escritorGastronomia Paraense

Panificação e confeitaria; aprendizado e técnicas

Carioca e apaixonada pela gastronomia regional, Raquel de Oliveira compartilha saberes na área da panificação e confeitaria

Crédito da foto: Arquivo pessoal/divulgação.

Nascida no estado do Rio de Janeiro, e apaixonada pelo universo gastronômico, a chef Raquel de Oliveira compartilha a experiência de 22 anos na área da gastronomia com os alunos em cursos feitos pelo país. Professora do Instituto Gourmet, escola profissional de gastronomia, em Belém, ela contribui com a formação dos aprendizes nas aulas de panificação e confeitaria.


Segundo a chef, no curso os alunos aprendem técnicas e execuções da confeitaria clássica, bases da confeitaria, cremes, recheios, sobremesas de vitrine, glaçagem, além de novas tendências do mercado nacional e internacional. Sobre panificação, os ensinamentos vão de técnicas simples até a fermentação natural. Na aula de salgados assados, não falta variedade. “Os alunos aprenderam a fazer esfiha, lanchão, quiche, empada e uma massa coringa fermentada, que é base para vários salgados”, explicou a Chef.


Para a aluna Graça Franco, o curso transformou sua atuação na cozinha. “Quando me inscrevi no curso tinha muitas expectativas, essas expectativas foram todas atingidas. Muitas atitudes incorretas que eu fazia na cozinha foram melhoradas, aprendi técnicas novas e coisas incríveis. A forma e o traquejo da professora Raquel ensinar e conduzir as aulas são excelentes, ela faz com que você queira interagir e produzir coisas maravilhosas. Eu só tenho a agradecer por ter feito esse curso com ela”, disse.


Raquel iniciou na gastronomia em 2001, fez o curso no RJ. “De lá estagiei na confeitaria Colombo e em vários hotéis cinco estrelas em Copacabana. Acabei sendo contratada como confeiteira no hotel em que estagiei e fiquei 12 anos em uma confeitaria de hotel de luxo, que foi uma grande escola pra mim. De lá, vim para Belém, em 2016, para acompanhar meu marido e aqui comecei a ministrar minhas aulas e compartilhar o que aprendi nos grandes hotéis em que trabalhei”, afirmou.


Abrir uma padaria e montar um espaço de aulas próprio estão entre os planos para o futuro da chef. “Há seis anos em Belém, já dou aulas de confeitaria paraense e amo de paixão essa culinária regional. Nega maluca, Maria Isabel, taça da felicidade, bombons de cupuaçu e Monteiro lopes fazem parte do que amo fazer”, disse. Enquanto isso, os cursos seguem sendo ministrados no Instituto Gourmet e a matrícula pode ser feita na recepção do local ou online pelo site institutogourmet.com.




*** Se você é chef, cozinheiro ou amante da gastronomia regional e tem um evento ou uma boa história para compartilhar aqui no site, entre em contato conosco e envie sua sugestão.


3 Comments


ednaldo azevedo
ednaldo azevedo
Jul 02, 2022

Eu fui contemplado ao realizar o curso e ter a Profª chef Raquel vivas como Profª, ela e de uma excelente profissional aprendi técnicas importantes na confeitaria, ela ensina com dedicação e amor ,obrigado por ter sido minha Profª chef Raquel

Like

Roberto Vivas
Roberto Vivas
Jul 01, 2022

Conheço essa chef desde muita pequena, quando subia no banco da cozinha de casa para ajudar a mãe. Tomou gosto pela área na lanchonete da família, estudou gastronomia e trazia "trabalho de casa" da faculdade: a família adorava testar... Uma aula num hotel foi inesquecivel: para dar crocância aos torresmos o chef usou o maçarico portátil. Essa guerreira sabe das coisas.

Like

Paula Oliveira
Paula Oliveira
Jul 01, 2022

Professora maravilhosa já tive a oportunidade de ter aula com ela é super didática repassa o seu conhecimento com amor ao que faz e nos incentivar a ser independente.

Like
bottom of page