top of page
Foto do escritorGastronomia Paraense

Cajarana: agridoce e ácido suculento

Conheça a cajarana, fruto presente no solo do Pará

Crédito da foto: Divulgação.

De casca fina e lisa, a cajarana é uma fruta típica da região Norte, e também Nordeste do país, que mistura o agridoce e o ácido em uma suculência que conquista o paladar. Rico em vitaminas, e de coloração que vai do verde ao amarelo brilhante, a cajarana é originária da Oceania e se desenvolve bem em climas quentes, úmidos e subúmidos.


O fruto é conhecido por outros nomes em outras regiões do país, como: cajá, cajá-anão, cajá-manga e taperebá-do-sertão. Fruto da árvore cajazeira que pode chegar até 15 metros de altura, a cajarana tem o caroço revestido de fibras e espinhos macios que não são comestíveis.


A polpa da Spondias Dulcis, nome científico da cajarana, é amarelada e seu consumo pode ser tanto in natura como em receitas como drinks, sucos, doces, bolos, sorvetes, geleias etc. Veja abaixo a receita que separamos para você:


Doce de cajarana


Ingredientes:


25 canjaranas

2 e ½ xícaras de açúcar

300ml de água



Modo de preparo:


Descasque as cajaranas e corte em pedaços pequenos, sem deixar pegar na parte das fibras do caroço. Em uma panela, coloque a cajarana com água e leve ao fogo até ferver. Após isso, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador.


Já batido, volte a mistura para a panela e acrescente o açúcar. Mexa a mistura no fogo até ferver. Caso perceba que ainda tem fibras do caroço, passe no crivo para retirá-los, e volte a mexer no fogo até que fique com a consistência de um doce mole e soltar do fundo da panela. Agora é só colocar em uma vasilha e aguardar esfriar. Prontinho. Agora é só servir!


bottom of page