Daniely Maués, em sua doceria, apresenta um cardápio totalmente paraense para valorizar a cultura
Crédito da foto: Arquivo pessoal.
É impossível falar dos doces paraenses sem passar também pelas contribuições dos povos originários e dos sabores marcantes que existem na região. As sobremesas são ricas em frutas, como açaí, bacuri, cupuaçu, taperebá, guaraná, manga, etc. Os doces típicos da gastronomia paraense cativam os amantes da confeitaria em todo o Brasil.
A Imperial Doceria (@imperialdoceriapa) foi fundada por Daniely Maués e Gean Ferreira em 2016. “Eu estava desempregada, ele estava empregado mas queria muito montar um negócio. Primeiramente nossa empresa era uma lanchonete. Mas a gente sempre gostou da parte de doce, principalmente eu, que era louca por confeitaria, então fui para essa área. Ele não conhecia muita coisa mas eu conhecia, então fui guiando o nosso trabalho e a gente foi se esforçando mesmo com todas as dificuldades. Foram quase três anos de muita dificuldade porque eu não tinha conhecimento, não tinha cursos, levei muitos nãos, mas a gente começou ali”, lembra a confeiteira.
Crédito da foto: Arquivo pessoal.
Como o primeiro espaço da lanchonete era muito pequeno, de acordo com Daniely, o casal decidiu ir para outro bairro. E foi lá que as pessoas começaram a perguntar se, além dos salgados, eles faziam doces e bolos. “Muita gente procurou isso e foi assim que eu comecei a fazer cursos de confeitaria. O Gean também se especializou para poder entregar esses pedidos e depois começou a me ajudar na área da confeitaria também. Foi quando eu me encontrei nessa área e hoje nós vivemos apenas disso. 90% dos nossos pedidos são kits festa”, afirma.
Atualmente, Daniely já conseguiu se especializar na área. “Estou terminando minha faculdade de gastronomia, finalizando minha especialização em Pâtisserie (curso focado em bolos e doces), fora outros cursos também que sempre estou fazendo”, diz
Crédito da foto: Arquivo pessoal.
Em 2022, a Imperial Doceria foi chamada para participar do Expo Cakes Brasil, evento internacional de confeitaria artística, com foco também na panificação, gastronomia, festas e artesanato, que tem como objetivos trazer novidades e conhecimento na gastronomia, com exposição de bolos e doces artísticos. “Nós representamos muito bem o Pará lá. Mostramos um pouco do nosso trabalho e falamos sobre o que a gente faz de diferente no nosso estado, porque não é só fazer doce, tem que ter um diferencial. E o nosso diferencial é usar apenas os nossos produtos do Pará e valorizar o que a gente tem de melhor aqui”, conta Daniely.
A Imperial Doceria trabalha com um cardápio todo paraense: salgados de unha de caranguejo com jambu e de camarão com tucupi, mini tarteletes de tacacá, docinhos de café com castanha-do-Pará e brigadeiro de colher com geleia de açaí. Por enquanto, eles trabalham somente por encomenda, mas estão com um projeto para abrir novamente em breve. O endereço é: rua Cláudio Barbosa da Silva, número 2002B, Decouville (Marituba).
Comments